Leishmaniose, proteja seu amigo.
Leishmaniose
Na ultima sexta feira dia 25/02/2011 a Secretaria de Saúde realizou o Fórum sobre Leishmaniose o Evento teve como parceria a Unimar e apoio do Conselho Regional de Medicina Veterinária.
O evento totalizou cerca de 300 inscritos. Além dos profissionais da área, fórum também teve a presença de autoridades municipais e de representantes do Conselho Regional de Medicina Veterinária, incluindo o presidente da entidade, Francisco Cavalcanti de Almeida e o delegado regional e coordenador dos cursos de Zootecnia e Medicina Veterinária da Universidade de Marília (Unimar), Fábio Manhoso.
O Fórum é uma das ações previstas no Plano de Combate à Leishmaniose, definido no início de janeiro com objetivo de combater e evitar a disseminação da doença no município. No ano passado a Secretaria Municipal de Saúde registrou 20 casos de leishmaniose animal em Tupã.
O fórum teve o debates e palestras de vários membros respeitados como a Sra. professora Elma Pereira dos Santos Polegato (UNIMAR/CRMV-SP), que abordou o tema “Leishmaniose: A Doença no Homem e no Animal”, o Sr. professor Alessandre Hataka (UNIMAR/CRMV-SP) que veio com o tema “Técnicas de Diagnóstico na Leishmaniose Canina”, a palestra “Epidemiologia da Leishmaniose Canina no Estado de São Paulo”, que será ministrada pela especialista Luciana Hardt Gomes (CRMV/SP),o Sr. professor Silvio Arruda Vasconcellos (USP/CRMV-SP), que falou sobre o tema “A importância da Medicina Veterinária no Controle da Leishmaniose e seus Aspectos Éticos”.
Além do Fórum de Leishmaniose, que pretende atualizar o conhecimento dos profissionais da saúde com relação ao perfil da doença, a epidemiologia da leishmaniose no Estado de São Paulo a importância do médico veterinário e o aspecto ético que envolve o profissional a Secretaria Municipal de Saúde vem desenvolvendo outras ações para combater a doença.
O Plano de Combate à Leishmaniose inclui ainda capacitação da equipe técnica. Através de parceria com a Unimar e o Conselho Regional de Medicina Veterinária, todos os agentes que atuam na área de zoonoses tiveram a oportunidade de atualizar os conhecimentos tanto na parte teórica quanto prática, envolvendo conceitos básicos, desde a maneira correta de se conter o animal, passando pela aplicação de medicamentos e coleta de sangue para análise.
As ações da Secretaria Municipal de Saúde devem incluir ainda a realização do mutirão de castração, que será realizado ainda neste primeiro semestre e a conscientização da população sobre a responsabilidade de cada morador no combate à leishmaniose, doença que pode ser fatal.
O objetivo do Plano de Combate à Leishmaniose é mobilizar toda a sociedade no combate à doença, mobilizando não só o poder público, mas também as associações de classe, iniciativa privada e principalmente a população.
A exemplo da dengue, a maior responsabilidade no combate à leishmaniose cabe à população, já que somente com o envolvimento dos moradores é que será possível acabar com o mosquito transmissor da doença. Sem o mosquito Palha ou Birigui, que já está sendo encontrado na cidade, não há possibilidade de contaminação dos animais e conseqüentemente contaminação em humanos.
Maiores informações: http://diganaoaleishmaniose.blogspot.com/
http://www.marliassessoria.blogspot.com/
Pugs Andmon, só quem tem sabe o que é ter um.
Visite nosso site: www.andmonpugs.com.br
Imagem http://diganaoaleishmaniose.blogspot.com/

Nenhum comentário:
Postar um comentário